Página no Facebook da Taty Drumond Empreendedora DigitalCanal no YouTube da Empreendedora Digital Taty DrumondTwitter da Empreendedora Digital Taty DrumondInstagram da Empreendedora Digital Taty DrumondWhatsapp da Empreendedora Digital Taty DrumondGoogle Plus da Empreendedora Digital Taty Drumond

Pinterest da Empreendedora Digital Taty Drumond
Página Principal Blog Taty Drumond Trabalhar em Casa pela Internet

8 Lições Incríveis que Todo Empreendedor Precisa Aprender Antes de Começar o seu Negócio

Taty Drumond      quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos
Taty-drumond-fernando-rojo-patus-shoes

Quer começar o seu negócio e está se sentindo perdido? As pessoas estão falando que não vai dar certo? Que você nem entende do seu próprio produto? E que nem é um produto tão bom assim? Que a concorrência é grande demais para você competir com eles?

Então você precisa conhecer a história de Fernando Rojo, fundador da PATOS Shoes, uma empresa que fabrica calçados e mochilas dos modelos tradicionais que já conhecemos, porem, de uma forma totalmente artesanal, com tecido tradicionais do Peru.

Ele também ouviu de outras pessoas as mesmas coisas negativas que você tem ouvido.

As experiências que Fernando teve ao começar a PATOS Shoes, e todo o percurso que passou, até o lançamento da sua empresa, trouxeram lições incríveis, que vou compartilhar com você nesse artigo, na certeza que ajudará você, que está começando o seu negócio e quer ter resultados extraordinários, assim como ele teve!

Taty-drumond-fernando-rojo-na-feira

Tudo começou em uma feira de artesanato local, na Argentina, quando Fernando Rojo, que cursava o seu primeiro ano na Universidade da Pensilvânia, foi visitar sua família. Nessa feira ele ficou encantado com o trabalho dos artesões e com os tecidos vibrantes que eles usavam para produzir sapatos incríveis.

Nesse mesmo local ele conheceu um artesão habilidoso, chamado Rafael, que por sinal estava passando por dificuldades, pois a economia no país não estava nada bem.

Foi aí que veio "a ideia"...

Fernando Rojo teve a ideia de fazer parceria com esse artesão, Rafael, para vender seus calçados nos Estados Unidos.

Mas antes da ideia, Fernando Rojo identificou um “Problema”...

Como ele cresceu e viveu entre esses dois países, a Argentina e os Estados Unidos, logo foi percebendo que a indústria de calçados estava dominada somente pela inspiração Europeia, não dando a devida atenção aos belos tecidos da América Latina.

Eu nunca entendi, por que não havia calçados legais fabricados com esses tecidos vibrantes nos EUA.

Então a “Solução” surgiu...

Taty-drumond-fernando-rojo-na-feira-peruana

 

Fernando pensou: “por que não me aliar ao Rafael e aos demais artesões locais para criarmos uma marca global de calçados artesanais único, fabricados com esses tecidos peruanos, e assim impactamos de uma forma econômica nas comunidades em que trabalham?”.

Suas criações iniciais foram calçados modernos, que conhecemos mundialmente e amamos, mas com o diferencial que seria de forma totalmente artesanal, utilizando materiais de alta qualidade e tecidos tradicionais peruanos.

Ele passou quase dois anos trabalhando com dezenas de artesãos em toda a Argentina e Peru para aperfeiçoar seus calçados. Hoje sua coleção é 100% feita e produzida no Peru.

Taty-drumond-fernando-rojo-patus-shoes-empresa

 

E assim, da ideia inicial, nasceu a PATOS Shoes que demorou quase 2 anos para ser criada.

Mas, para que Fernando Rojo transformasse a sua ideia em seu negócio, ele teve que percorrer um longo caminho, por isso compartilha conosco quais são as 8 lições incríveis que todo empreendedor precisa aprender antes de começar o seu negócio.

1º - Seja o seu próprio público-alvo e resolva o seu problema.

No inicio Fernando estava focado somente no público-alvo feminino, produzindo calçados exclusivos para mulheres. Mas com o tempo ele percebeu que não estava conseguindo antecipar adequadamente os problemas que poderia surgir a esse determinado público-alvo, causados pelo uso dos seus calçados.

Taty-Drumond-Seja-o-seu-próprio-público-alvo-e-resolva-o-seu-problema

Ele percebeu que estava mais obcecado pela gestão do seu próprio negócio do que seu próprio produto. Então, decidiu redesenhar a PATOS Shoes a partir do zero. Isso mesmo, começar novamente, repensando a missão e os objetivos do seu negócio.

Taty-drumond-fernando-rojo-publico-alvo

Começou então, com o objetivo de criar pares de calçados, que ele mesmo mais gostava, e que poderiam atender tanto ao público masculino, quanto ao público feminino, ou seja, calçados unissex.

Essa mudança de perspectiva fez Fernando considerar diversos problemas de usabilidade dos seus calçados para ele mesmo. “Como era fácil escorregar com esse calçado, com qual estilo de roupa eu usaria? qual design eu teria prazer em mostrar para as pessoas?...”.

Quando Fernando calçou o seu primeiro protótipo unissex em público, diversas pessoas estranhas foram a ele perguntar onde ele tinha comprado aquele calçado diferente.

Essas decisões ajudaram ao Fernando Rojo, a ter mais confiança em seu produto, e certeza que estava indo no caminho certo.

Agora, ele mesmo era o seu próprio público-alvo, e conseguia identificar os problemas futuros que o seu próprio produto causava a ele mesmo.

Taty-drumond-fernando-rojo-missao-de-vida

2ª - Tenha uma missão mais importante além de ganhar dinheiro.

Não importa em que está trabalhando, o importante é ter uma missão clara e paixão pelo que está fazendo.

Para Fernando a missão social foi o que definiu a experiência dele como empresário. Ele se preocupava mais em proporcionar oportunidades e condições de trabalho justas para os artesões, do que gastar o seu lucro todo com ele mesmo.

Fernando Rojo passava mais tempo nas aldeias onde seus calçados eram produzidos, compartilhando refeições e se relacionando com os artesões. O maior investimento que ele fazia a ele mesmo era estar com essas pessoas.

3ª - Encontre as partes divertidas do seu negócio.

Ante de começar com a PATOS Shoes, Fernando nunca tinha usado o programa Photoshop para desenvolvimento dos seus projetos de design.

Taty-drumond-fernando-rojo-sua-criacao

Hoje ele usa o Photoshop e está descobrindo que realmente o design é a paixão da vida dele.

Todos nós temos partes das nossas atividades em nosso negócio, que não gostamos de fazer, mas temos que fazer porque o nosso negócio depende dessas atividades.

No caso do Fernando Rojo, ele não gostava de lidar com a parte logística, que era muito complicada, pois faziam a distribuição saindo do Peru para os demais países.

Então, contratou um armazém fantástico na cidade de Nova York, Estados Unidos, para lidar com toda essa parte logística e reversa, como distribuição, devoluções e trocas.

Hoje, toda a sua produção é transportada diretamente do Peru para os Estados Unidos e lá é realizada toda a logística de recebimento, armazenagem, distribuição, devolução e troca diretamente com o cliente final.

A melhor parte de ser um empreendedor é que você pode identificar o que você acha mais divertido, muitas vezes, projetar o fluxo de trabalho do seu negócio para concentrar sua energia lá.

No caso de Fernando ele é apaixonado em criar a aparência das embalagens dos seus produtos, desde a caixa, papel seda e até as pequenas surpresas que eles deixam em cada uma delas. Sua energia é concentrada totalmente a essas atividades.

Taty-drumond-fernando-rojo-rejeicao-no-negocio

4º - Coloque as rejeições que receber em perspectiva.

Fernando foi rejeitado recebendo muitos “nãos” a diversos negócios na faculdade. Frases como:

"Trabalhar em um país do terceiro mundo será um pesadelo logístico!".

"Ninguém vai querer padrões tão brilhantes em sapatos".

"Por que as vendas não são mais altas?"... entre outras, foram ditas por pessoas quando ele começou com a PATOS Shoes. Mesmo assim ele não desistiu.

Quando alguém colocar alguma objeção no seu negócio, analise e coloque em uma perspectiva diferente, para trazer resultado e benefício para o seu negócio.

5º - Seja a primeira pessoa a acreditar em si mesmo.

Fernando tinha muitas dificuldades, e uma das principais dificuldades no inicio do seu negócio era desenvolver a habilidade em falar em público sobre a PATOS Shoes.

No início era perturbador para ele, mas com o passar do tempo e a prática, ele começou a ficar muito bom nisso. 

Taty-drumond-fernando-rojo-suas-dificuldades

Hoje ele visualiza que, tudo que ele precisa fazer, e não tem nenhuma base de como fazer, ao invés de reclamar, ele simplesmente procura ter clareza e se desenvolver para ficar bom, acreditando em si mesmo.

Diga a si mesmo que você é a pessoa ideal para fazer algo. Em pouco tempo, você será.

Taty-drumond-fernando-rojo-seu-lancamento

6º - Alcance mais do que você acha que deveria.

Você não pode obter grandes resultados se seus objetivos são pequenos.

Fernando queria lançar a PATOS Shoes com um objetivo de faturar $20.000

(vinte mil dólares) no lançamento. Mas ele ficou muito feliz de não ter lançado com esse objetivo.

Em seu lançamento, Fernando faturou $45.000 (quarenta e cinco mil dólares) com a PATOS Shoes.

Se eu tivesse pensado em um objetivo pequeno ao invés de um objetivo grande, jamais teria faturado $ 45.000, e provavelmente faria o esforço para faturar somente os $ 20.000. Apostar alto me deu motivação que eu precisava para chegar lá!

7º - Conheça pessoas e pare de fazer apenas networking.

Taty-drumond-fernando-rojo-fazendo-networking
 

Um momento de crescimento muito grande na PATOS Shoes, foi quando Fernando começou a se preocupar em construir relações genuínas com outras pessoas e empresários jovens, não com interesse de receber somente o que eles tinham a oferecer, pelo contrário, ele construiu amizades incríveis.

Essa convivência me trouxe muito mais conhecimento em minha área e motivação para estabelecer novos objetivos de crescimento para a minha empresa.

8º - Demostre o seu valor antecipadamente e supere as expectativas das pessoas.

Taty-drumond-fernando-rojo-expectativa-das-pessoas
 

Fernando Hojo, por ser um empreendedor jovem, tinha um longo caminho a percorrer para conseguir o seu lugar no mercado, por isso ele gostava de entregar algo agregado de muito valor, que superasse as expectativas das pessoas, antes mesmo de alguém lhe pedir algo.

Sua paixão era demostrar o seu potencial as pessoas.

Em uma experiência que teve com um CEO de uma Startup, ele aprendeu uma lição muito importante na vida:

Demostrar o seu valor antecipadamente mostra a alguém que você está mais interessado em construir um relacionamento com ele, do que ganhar dinheiro com eles.

Entenda o que é esperado de você e supere essas expectativas. As pessoas não te conhecem e não sabem do seu valor. Mostre o seu potencial a elas.” 

Acesse a página da Kickstarter, e faça a sua contribuição para ajudar a PATOS Shoes. Clique em VOLTA ESSE PROJETO.

Lições incríveis não são?

Espero ter ajudado de alguma forma, compartilhando um pouco da história de um Empreendedor tão jovem, mas que pode nos proporcionar lições de vida que nos ajudarão, no inicio e na jornada da nossa caminhada como Empreendedor!

Qual dessas 8 lições do Fernando Hojo você achou mais impactante para aplicar em sua jornada empreendedora? Tem mais alguma lição que você mesmo aprendeu com a sua experiência e gostaria de ajudar a outras pessoas compartilhando?

yes Escreve aqui embaixo nos comentário, assim podemos ajudar a muitos outros leitores que ainda estão se sentindo perdido, ao iniciar o seu negócio ou durante mesmo a sua caminhada.

 

heart Sinta-se abraçada por mim!

 

Fica com Deus!

Taty Drumond

Comentários